O Produto Interno Bruto (PIB) para o segundo trimestre deste ano apresentou uma variação positiva de 0.4% para 2019, após queda demonstrada no primeiro trimestre. A notícia animadora para o mercado pode significar uma recuperação lenta para os próximos períodos.

Se ajustado para sazonalidade, comparado com o saldo de 2018, houve um aumento de 0.7% ao mesmo período do ano passado, acumulando nos últimos quatro trimestres um total de 1.0% no acumulado comparativo ao mesmo período anterior.

A Indústria aumentou 0,7% sendo esta a maior alta entre as categorias, seguida dos serviços que cresceram 0,3% e por uma baixa na agropecuária de  -0,4%. A expansão da indústria se explica no avanço da indústria da transformação e construção civil, tendo outras áreas como energia, água, esgoto e resíduos apresentado recuo.

Para os serviços, imobiliárias, comércio, informação e comunicação e outros serviços puxaram o avanço do setor, enquanto serviços prestados principalmente pelo governo apresentaram resultados negativos.