No relatório desta segunda-feira, 23, a expectativa para o crescimento do PIB deste ano mantém-se em 0.87% do PIB. O relatório Focus é emitido pelo Banco Central com pesquisa feita em 100 instituições financeiras sobre suas expectativas para o PIB do ano corrente e dos anos seguintes. 

Desde março, quedas recorrentes nas expectativas para 2019 foram relatadas consecutivamente até julho, e assim estabilizando por volta dos 0.80% por quase todo o mês de agosto, preocupando especialistas que esperavam uma recuperação acelerada para 2019, porém terão de se contentar com um possível vagaroso porém firme crescimento, conforme demonstrado neste dia 14 de setembro.

Câmbio toma trajetória rumo aos quatro reais

Desde o dia 09 de agosto, o câmbio tomou uma trajetória crescente nas expectativas para 2019, batendo a marca de 3.95 reais por dólar esperado nesta segunda-feira dia 23 de setembro de 2019. A trajetória crescente é a sexta consecutiva e assusta pela aceleração e pela continuidade dessa possível projeção do mercado.

IPCA continua em queda enquanto SELIC estabiliza

Enquanto isso a expectativa para o IPCA se mantém em queda pela sétima vez consecutiva, atingindo a marca de 3.44%. Já a taxa SELIC apresenta estabilidade pela sexta vez seguida, o que parece demonstrar estabilidade ainda para esse ano devido a pequena janela de reajustes que ainda restam em 2019.