O ranking (ou índice) ELO é um método estatístico que foi projetado para calcular os níveis relativos entre as habilidades de jogadores de xadrez. O físico americano Arpad Elo com intenções de medir o desempenho de jogadores de xadrez, no século XX, criou o índice capaz de pontuar os resultados de um jogo de soma zero a cada partida de seus participantes, esses pontos, por sua vez, podem ser usados como parâmetros preditores de futuros jogos.

 O ranking também foi adaptado para outros esportes e deve ser calculado levando em consideração os dois times, pois ambos fornecem informações que calibraram o modelo e suas previsões, a princípio são duas equações:

Onde    são as respectivas pontuações esperadas dos jogadores “a” e do jogador “b” assim como e são as notas atuais do jogador “a” e do jogador “b” antes do próximo jogo, e são manipulações algébricas que facilitam a visualização. 

A partir daí conseguimos ter uma ideia de quem possui maior esperança de ser o próximo vencedor da partida, com base nas pontuações atuais.

  Após o jogo, essa pontuação é atualizada conforme a seguinte equação:

Onde   é o nosso fator multiplicativo que faz a variação da pontuação acontecer mais depressa ou mais lentamente, e   ou é o verdadeiro resultado da partida. Ou seja, se o verdadeiro resultado da partida for uma vitória (geralmente determinado pelo número 1, derrota é 0) e sua expectativa de vitória era alta (digamos 0.85) o time ganharia pouca pontuação a mais, pois estaria jogando com um adversário com menos habilidade naquele momento. Caso a sua esperança de vitória seja baixa e mesmo assim vença, sua ascensão no ranking é mais veloz.

Mas, e se ele empatasse? Nesse caso estaríamos considerando um   de 0.5, e o mesmo cálculo que se faz com a vitória se repete.

Esse modelo básico pode (e deve) ser modificado a fim de se ter um maior contato com a realidade, e para isso pode-se empregar trocas importantes dos jogadores de um time durante temporadas, impacto de jogar em casa e até considerar a variabilidade da pontuação como uma maneira de se melhorar as estimativas.

Quando foi idealizado, o ranking ELO, sua aplicação era principalmente focada em jogos de xadrez, porém, como se tornou mais popular, muitas aplicações apareceram em outros esportes competitivos, até aplicações em e-sports existem hoje em dia.

Isso permite para quem está calculando os rankings com o ELO de construir pequenas previsões baseadas nas habilidades dos competidores, representadas pelo seu desempenho nos jogos, além do que, permite também que seja avaliado a trajetória de momentos de glória vividos por times ou os momentos de terror por seguidos jogos ruins.