No cenário atual, os empreendedores estão encontrando dificuldades para manter suas operações ativas. Buscando evitar o acúmulo de dívidas, muitas vezes a solução é a antecipação de recebíveis. Essa alternativa serve para a empresa pagar contas de curto prazo, sendo assim adianta o recebimento de valores que entrariam mais tarde e antecipa o recebimento de ativos.

Essa solução só é possível porque as instituições financeiras que oferece essa modalidade de crédito (bancos, fundos de investimentos) assumem a responsabilidade pelo recebimento do valor dos títulos que foram negociados. Os títulos que estão sujeitos à antecipação são: boletos transformados em duplicatas, as próprias duplicatas, cheques pré-datados e até mesmo os valores recebidos por cartão de crédito.

O Grupo Nexxera detém 20% de todas as transações realizadas em território nacional, comportando aproximadamente 10 milhões de transições semanais. De acordo com dados divulgados pela Nexxera, de janeiro a segunda semana de maio de 2019 o valor médio semana das transações oscilou entre R$ 93 a R$ 159. Além disso, a primeira semana de março teve a média mais alta já a quinta semana de março teve a média mais baixa.