No relatório desta segunda-feira, último dia de agosto, a expectativa para o crescimento do PIB de 2019 toma a primeira grande arremetida, desta vez para 0.87% do PIB. O relatório Focus é emitido pelo Banco Central com pesquisa feita em 100 instituições financeiras sobre suas expectativas para o PIB do ano corrente e dos anos seguintes. 

Desde março, quedas consecutivas nas expectativas para 2019 foram relatadas consecutivamente até julho e assim estabilizando por volta dos 0.80% por quase todo o mês de agosto, preocupando especialistas que esperavam uma recuperação acelerada para 2019, porém terão de se contentar com um possível vagaroso porém firme crescimento.

Outras expectativas também apresentam queda

IPCA e Selic também apresentam queda das expectativas, sendo 3.59% e 5.00%. A queda das expectativas para o juros desse ano é projetada mesmo após reunião do Copom que havia decidido manter a taxa básica a 6.50% neste período, porém reconsiderou suas análises e cedeu para a 6.00%.

Câmbio continua estável

Devido ao grau de incerteza político quanto a aprovação das reformas, somado com fatores externos que podem conflitar com acordos comerciais entre Brasil e União Européia, a expectativa para a taxa de câmbio dispara, tomando novo patamar recorde de alta de R$ 3.85 reais por dólar.